Image Map

domingo, 22 de abril de 2012

BANHEIROS JAPONESES – PAGANDO MICOS


Olá galera,


Como sempre digo, aqui tudo é diferente! E acreditem, até o simples fato de usar o banheiro, torna-se uma aventura. Acho que todo estrangeiro se assusta, ou no mínimo se sente perdido ao utilizá-lo pela primeira vez. 









Para começar existem dois tipos de banheiros no Japão: o tradicional japonês (washiki), que nada mais é que um buraco no chão. Geralmente, são encontrados nas estações de metrô e demais locais públicos. São muito simples, pequenos e limpos. Você coloca um pé de cada lado da “privada”, agacha-se e faz o que tem que ser feito. Se precisar, pode se segurar nas barras de ferro que ficam nas paredes. Dizem que é mais higiênico e até contribui para a saúde da mulher, uma vez que fazer xixi nessa posição comprimi a bexiga. 





O outro modelo, encontrado em praticamente todos os estabelecimentos das grandes cidades, é o ocidental (youshiki) com a privada que todos nós conhecemos. Você deve estar pensando “Ufa, agora estou em casa, finalmente um como o nosso!” Mas, é ai que você se engana! Agora, vem a parte mais difícil. 








Bem, os banheiros japoneses dispensam apresentações, famosos por suas privadas altamente tecnológicas. Ao lado do assento, existe um painel de controle onde se encontra de tudo: aquecimento de assento, abertura e fechamento automático das tampas, chuveirinho na intensidade fraco ou forte, jato secante, bidê, descarga automática e até música ambiente. 







O primeiro modelo de vaso eletrônico foi lançado no país em 1980. A linha Washlet, que tem bidê acoplado, é a mais comum nos banheiros públicos de Tóquio e é usada em cerca de 60% das residências japonesas.










Confesso que até hoje tenho dificuldades! São tantos botões que prefiro não experimentar nenhum desses serviços. Mas eu não podia ignorar o mais essencial de todos, a descarga! Caracas ... como é difícil achar esse maledito botão. Já a vi em tantos lugares que já nem me assusto mais! Uma vez, fiquei uns 10 minutos procurando-a entre os milhares de botões, atrás da privada, do lado e sabem onde estava? Na parede! Outros ficam na parte inferior do vaso, onde aciona-se com o pé, outros são por touch, é só passar a mão, e outros é uma alavanca. Existe também alguns que são iguais à nossa descarga e o mais interessante é que ela tem níveis para regular o fluxo da água. Prestem atenção nos kanjis: para um fluxo maior epara um fluxo pequeno. 





Botão de descarga na parede!




Ah ... e o papel higiênico utilizado deve ser jogado na privada onde se desintegrará. Não existem cestinhos de lixo como no Brasil. Na verdade, você até vai achar uma lixeirinha no banheiro, mas essa é para o descarte de absorventes femininos.








Outra coisa bastante curiosa são os sons que encontrei nos banheiros japoneses. Quando você fecha a porta, começa a tocar uma musiquinha que imita a queda de água. Além de dar uma sensação de tranqüilidade, ajuda na hora de fazer xixi. 

As mulheres japonesas têm muita vergonha que a pessoa do banheiro ao lado ouça seus "ruidos". Para resolver isso, existe uma caixa que emite um som de descarga quando você encosta nela.









Esqueça a realidade dos banheiros brasileiros. Aqui os encontramos em qualquer lugar, sempre limpos e bem conservados. Neles, você verá: dois rolos de papéis higiênicos (caso um acabe), cheirinhos aromatizantes, protetor para assento, lenços umedecidos, ganchos para pendurar casacos ou bolsas e cadeirinhas para colocar crianças enquanto você o utiliza. Em alguns mais chiques, existe até uma sala ou um espaço reservado para maquiagem.









Existe um botão que funciona em casos de emergência. Se você não estiver se sentindo muito bem, aperte que prontamente alguém te socorrerá. E ai que surge outro problema. Muitos estrangeiros pensam que esse é o botão da descarga e acabam apertando-o. Quando aparece alguém, ficam sem entender. Conheço uma pessoa que já vivenciou essa situação (não fui eu, antes que perguntem). Estávamos no terceiro andar de um kaikan (associação de bairro) e meu amigo foi usar o toire (トイレbanheiro em japonês). Não sabendo ler os kanjis, apertou o botão de socorro. Quando saiu, um senhor muito velhinho, subiu as escadas correndo (estava praticamente com a língua de fora), perguntando o que estava acontecendo. Foi muito engraçado!





As torneiras e saboneteiras são automáticas assim como a secagem das mãos. Mas, os japoneses carregam sempre uma toalhinha. Já até peguei esse costume também rs








É importante dizer que nas casas japonesas, ao entrar no banheiro, deve-se calçar um chinelo específico. E não esqueça de deixá-los lá na saída. Às vezes, os visitantes, geralmente estrangeiros, esquecem e ficam andando pela casa com esse chinelo, o que deixa os anfitriões tensos ou com muita vontade de rir.

É pessoal, aqui no Japão a tecnologia está presente até no seu xixizinho diário. Veja mais fotos e esse video!







Acharam legal? Agora, quando vierem visitar o Japão não vão pagar tantos “micos” para usar o banheiro hehehe

Beijos
Thais Fioruci



Fontes:
Banheiros Japoneses. Disponível em http://www.tadaimacuritiba.com.br/banheiros-japoneses/



46 comentários:

  1. Muito legal! Incrível que apesar de toda essa tecnologia pra uma coisa tão simples, o que mais me impressiona e me adimira na verdade é a higiene. \o haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcella!

      Obrigada por deixar seu comentário! É mesmo, ele prezam muito pela limpeza e higiene!

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante como são os banheiros japoneses, também acho que o povo brasileiro deveria seguir o exemplo deles de manter os banheiros limpos sejam eles de onde for. Infelizmente é impossível usar um banheiro publico no Brasil sem antes tampar o nariz. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Damires!!!!

      Os banheiros do Brasil são uma vergonha, sem falar daqueles na estação q vc paga R$0, e ganhar um pedaço de papel! Aqui, não tenho receio de usar qq banheiro público. SEmpre limpos, bem conservados! É outro mundo msm!

      beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  4. Oi Thais! Muito legal essa matéria, pelo que você mostrou os banheiros daí são de primeiro mundo, muito diferente dos daqui. Acho que isso tem muito a ver com a educação do povo, que valoriza e respeita o próximo, conserva os locais públicos para o bem de todos.
    Na minha visita ao Japão irei bem mais tranquila!!
    Beijos, Miyuki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,

      nem se preocupe com banheiros. Aqui vc acha em qq lugar! Aliás, japonês pensa em tudo msm, e o mais legal é q o pessoal conserva limpo e dificilmente vc ve pessoas da limpeza por aki, como no Brasil. Existem mas em menor quantidade!

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  5. Oi, Thais!

    Gostei muito do post sobre os banheiros japoneses; realmente, como são diferentes e tecnológicos! Acho que eu me perderia toda na hora de usá-los e acabaria apertando o botão da emergência, hahaha! =P

    E mais uma vez me diverti com os comentários hilários do teu marido, hahaha! Adorei teu sotaque também, guria!

    Beijos,
    JO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jo!

      Olha eu demorei para aprender, ainda mais em acertar a descarga kkk Eu ria sozinha pq nao sabia qual botão apertar e nao podia sair com vergonha kkkk

      Eu tenho sotaque? Sei lá, sou de São Bernardo e dizem q puxamos o R! Mas akele dia da pivada, ficamos até de madrugada brincando com a privada do hotel kkkk crianças

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  6. Você gosta desses banheiros em que a privadas são no chão? Eu não...
    Daniel Miyagi
    EDAYOMI danielmaiygi.blogspot.jp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel!

      Como vc está amigo? Eu não gosto, só uso em último caso mas na empresa só tem nesse estilo =/

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  7. Esqueceu do poton! Muita gente nao conhece e pensa que japao tem so tecnologia mas ainda existe o temivel poton.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poton e um buraco no chao. O vaso tem o fundo mais largo e nao usa agua. Desculpa a falta de acento.

      Excluir
    2. Nossa ... eu eu nunca vi! Perguntei agr para meu marido e ele disse q tem mas só no interiorzão rs Muito interessante! Obrigada! Não sabia dessa rs

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  8. Adorei esse post, achei super interessante!
    Aqui nos Estados Unidos tem alguns banheiros mais tecnológicos também e em alguns eu demorei vários minutos para descobrir onde estava a descarga (e em alguns desses ela não existia, era aquelas que vc se afasta e dispara sozinha). Eu também demorei um tempo para descobrir que o papel deveria ser descartado no vaso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais! Como está sua vida por ai? Espero que esteja tudo bem! KKK aki a maioria são teconológicos e qdo vc ve um comum até estranha! Mas o bom msm é no inverno onde o assento fica quentinho rs

      Beijos
      Se cuida
      Thais Fioruci

      Excluir
  9. Nossa como são diferentes por serem de japoneses . Os japoneses que conheço aqui no Brasil ...eca , sujos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk ... eu tb acho os japas sujos!!! Eles prezam por higiene mas na fábrica onde eu trabalho, não acho eles o povo mais limpo do mundo kkkk Acho que os brasileiros são mais!

      Obrigada por deixar o comentário!

      Thais Fioruci

      Excluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Ola, sempre achei que fosse pura invenção esse negocio de jatinho de água, tampa levantando sozinha, o que sera que mais tem de diferente, adorei a informação e as brincadeiras, valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto!

      Realmente o Japão é outro mundo!

      Abs
      Thais Fioruci

      Excluir
  12. Ahahahah
    Está demais!
    Em Portugal também não temos nada disso.
    Espero um dia ir ao Japão, para ver tudo com os meus próprios olhos (^_^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriella!

      Hj já estou acostumada mas no inicio era um bicho de sete cabeças kkkk

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  13. Olá amiga rsrs. Verdade o Japão é assim mesmo. Moro a 8 anos no jp e ainda hoje sinto dificuldade em achar o botão da descarga. Teve uma vez que fiquei acho que quase 5 minutos tentando descobrir qual era o botão da descarga kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga!

      vc é das minhas ... qdo entro em um banheiro "diferente" fico analisando os botões antes de apertar qq coisa kkk Onde vc mora?

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  14. Olá! Achei a informação que eu precisava no seu Blog, depois passo com calma para verificar tudinho, e também roubar umas ideias...afinal aqui na Malásia as coisas não são muito diferentes daí. Legal. xx Danya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Bem vinda ao blog! Se precisar de mais alguma informação ou se tiver alguma dúvida, pode mandar email para perdidanojapao@hotmail.com

      Abraços
      Thais Fioruci

      Excluir
  15. Para falar verdade é uma contradição, pois eu acho japoneses bem porquinhos viu?! Eles gostam de demonstrar aparência, mas a realidade é outra...No Brasil depende do lugar que vc for, é muito variável, tem banheiros limpos, sujos, não podemos generalizar não.Aqui em São Paulo tem muito japoneses vendendo pastéis, e não vejo higiene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!

      Para ser bem sincera, após quase três anos vivendo aqui, agr eu até acho os japoneses bem porquinhos também. Acredito que o Brasil é muito mais preocupado com questões de higiene, principalmente qdo se refere à alimentos. A prova disso, muitas pessoas sofrem infecção alimentar devido à falta de higiene na preparação de alimentos!

      Obrigada pelo seu comentário!
      Thais Fioruci

      Excluir
  16. Olá Thais!

    Muito interessante esse seu blog, mas esse do banheiro foi ótimo. Morei 6 anos no Japão e sinto saudades, ano que vem talvez eu vá passear. Também fiquei procurando um tempão o botão de descarga, e quando levantei é que vi que era automático, igual a americana acima.
    O que até hoje eu não sei é se na "motoquinha" entra de frente ou de costas, fica de frente pros canos ou de costas? O que você acha Thais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adilson!

      Obrigada pelo elogio! Venha sim, vc não irá se arrepender! kkk .... até hj fico com medo de apertar o botão errado. Olha .... pelo que eu ouço falarem, devemos ficar de frente para aquela parte mais alta do vaso, sabe? mas, eu não uso assim kkkk É cada uma que passamos aqui! Só rindo mesmo!

      Abraços,
      Thais Fioruci

      Excluir
  17. Pode me julgar mas eu sou louca para usar uma dessas privadas eletrônicas e experimentar todas as funções! Quando eu foi pro Japão, pode ser minha única oportunidade, então no hotel certamente irei pegar um momento para ver tudo o que eles oferecem, parece divertido!
    Mas eu sempre fico tensa com essa privada no chão e fico pensando "E as pessoas mais velhas? Não é ruim para as pernas delas?", e de modo geral me parece levemente desconfortável xD

    Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia!!!

      Julgar ... qdo vc chega, isso é uma diversão. Parece mais um brinquedo para nós que testamos todos os botões possíveis kkk

      Sobre as privadas no chão, no inicio eles parecem ser terríveis mas dps nos acostumamos. os japas estão acostumados com essas e há quem diga que são melhores!

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  18. Minha mãe já foi no Japão com um grupo, ela disse que todo brasileiro que foi p lá tirou foto do banheiro xD o que ela mais gostoi foi da musiquinha :P
    Mas c bem que é maneiro msm *-* quando eu for no Japão vou apertar em cada um desses botoes *o* ia demorar no banheiro ngm ia entender kkkk adoro os japoneses e as suas japonesises

    Tou amaando o blog^__^ sonho ir no Japão ;_;

    Atéé ^__-
    http://shyandbrave.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz!

      Impossível um turista chegar aqui e não tirar foto dos banheiros! O mais engraçado é que muita gente fica testando os botões ao invés de usá-lo kkk O melhor é o barulhinho de água .... ao mesmo tempo que te ajuda a fazer xixi inibe o som caso for fazer outra coisa!

      Obrigada por acompanhar o blog e vou dar uma passadinha lá no seu!

      Bjokas
      Thais Fioruci

      Excluir
  19. Eu achei muito prático um tipo de vaso sanitário que tinha acoplado caixa de água, uma torneira onde podíamos lavar as mãos. A água usada descia para a caixa e seria usado na descarga. Na casa de minha filha em Matsusaka tinha um assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia!!!!

      Os japoneses e sua praticidade, não é mesmo? A da casa onde moramos também é assim!

      Obrigada pelo comentário!

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  20. Aaaaaaaaaah que saudades do toire do NIhon :(

    http://dianocanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!

      Deve bater uma saudade né =/

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  21. Dormi duas noites num hotel em Tokio, e o vaso sanitário, era só eu sentar que a descarga funcionava!!! creio que estava programada para isso! como não sei ler os kanjis daqueles botões, nem mexi! deixei assim mesmo! depois de usar, dava a descarga, que ainda bem, era uma alavanca, bem fácil de achar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Célia!

      Obrigada novamente por compartilhar sua experiência conosco. Realmente os banheiros no Japão são incríveis. Quando viajo a primeira coisa que sinto falta são dos banheiros!

      Abs
      Thais Fioruci

      Excluir
  22. olá gostaria de compra como faço ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      aqui tem tampas de vaso sanitário para a venda, mas acho que não vendem pela internet.

      Abs
      Thais Fioruci

      Excluir