Image Map

sexta-feira, 4 de abril de 2014

HOTÉIS NO JAPÃO – DICAS BÁSICAS



Olá pessoal,

Ultimamente tenho recebido muitos e-mails de turistas com dúvidas em relação aos tipos de hospedagem existentes no Japão. Então, resolvi escrever esse post para tentar ajudá-los e assim evitar surpresas desagradáveis ao chegar no local escolhido. 

Primeiro passo, onde procurar. Bem, se você não optou por um pacote adquirido através de uma agência turística e é daqueles que prefere fazer tudo sozinho, assim como eu, mãos à obra. Um site que utilizo bastante para pesquisar preços e efetuar reservas é o famoso Booking. Além de ser super prático, oferece descontos, posso cancelar com antecedência e dependendo do local o pagamento pode ser efetuado no check in.

Ao fazer sua pesquisa, preste atenção no que você está reservando. O Japão é um país muito diferente em vários aspectos e claro, em relação aos tipos de acomodação não poderia ser diferente. Antes de começar sua busca, pense em qual estilo de hospedagem procura. Prefere algo mais convencional ou deseja viver uma nova experiência?

Bem, se deseja conhecer como é uma típica casa japonesa, pode escolher entre as seguintes opções:

Ryokan: São pousadas no estilo tradicional japonês com direito à tatami, futon e ofuro. Há diversos tipos de ryokans, alguns são estabelecimentos familiares com apenas alguns quartos enquanto outros são grandes e com acomodações bem requintadas. Algumas casas oferecem refeições típicas incluindo especialidades regionais e demonstrações da cultura nipônica como a cerimônia do chá. Quanto mais serviços prestados mais caro custará. 


Tradicional futon em uma ryokan


Minshuku: são os tradicionais "bed and breakfast" do Japão. São típicas casas familiares que dispõem de quartos em estilo japonês com futon e banho no tradicional ofuro. Muitas vezes incluem uma ou duas refeições no preço.

Apartamentos/casas: Se sua estadia for de longa duração, pode optar também por alugar um apartamento ou casa nesse mesmo estilo.

Cuidado! Muitas pessoas podem estranhar esse estilo de vida japonês. Dormir em um futon pode não ser tão confortável e tomar banho em ofuro coletivo talvez não seja tão higiênico (alguns lugares não têm a opção de ofuro individual). Abaixo, deixarei um link com algumas dicas de etiqueta na cultura japonesa. 

Mas, se você não é tão corajoso assim e prefere algo mais parecido ao que já estamos acostumados, escolha entre esses:

Hotéis estilo ocidental: Quartos em estilo ocidental com camas e banheiros individuais. O Japão possui uma ampla rede hoteleira, incluindo organizações conhecidas internacionalmente. Mas, fique atento, apesar de ter muitos hotéis, em cidades turísticas como Kyoto, por exemplo, procure reservar com bastante antecedência.   


Hotel em Matsumoto, Nagano


Hotéis de Negócios: Essa é a minha opção preferida. São pequenos, simples, baratos e com um banheiro individual. Geralmente possuem máquinas de venda automática com salgadinhos e bebidas, lavanderia, estacionamento e restaurante. São separados por fumantes e não fumantes. As redes mais famosas e presentes em quase todas as regiões do arquipélago são: Route Inn, APA Hotel, Super Hotel e Toyoko Inn. A diária, dependendo da data e da região, custa em torno de 7.000 ienes.


Típico hotel de negócios


Pensões: Oferecem quartos em estilo ocidental, em vez de em estilo japonês. Eles são normalmente encontrados em cidades turisticas.

Dormitórios: Uma opção caso procure algo bem barato. Geralmente a diária custa em torno de 1.000 à 3.000 ienes e são facilmente encontrados nas grandes metrópoles como Tokyo, Kyoto e Osaka.

Albergues: Oferecem hospedagem e alimentação à um preço bem acessível. O Japão é membro da International Youth Hostel Federation, com mais de 300 albergues em todo o país. Alguns lugares oferecem quartos exclusivos para mulheres e armários com cadeados.

Apartamentos: Se pretende ficar um longo período no Japão, alugar um apartamento por períodos semanais ou mensais acaba saindo mais barato e mais viável também. Os hotéis nas grandes cidades como Tokyo, por exemplo, além de serem caros para uma longa estadia, estão sempre cheios. 

Acomodações diferentes

Hotéis Cápsula: Já devem ter visto em reportagens na televisão brasileira, o hotel em formato de cápsula (em katakana カプセルホテル) que só cabe a pessoa deitada e nada mais. Uma opção rápida para quem só deseja passar a noite e não quer muito luxo. Apesar de ser bem pequeno, o preço muitas vezes bate ao de um hotel de negócios, por exemplo. Estão localizados próximo das principais estações de trem nas grandes cidades. Ah ... uma observação. Esse tipo de hospedagem, na maioria das vezes, aceita somente homens. Atualmente, alguns locais também aceitam mulheres, mas fique de olho nas especificações do Booking. Deixarei o link caso queira saber mais. 


Motéis: Não entendo por uma acomodação turística, mas na hora do aperto qualquer cama é melhor que a rua. E porque não dizer que é uma experiência também? Assim, você aproveita e conhece como é um motel no Japão, apesar que à primeira vista eles parecem castelinhos. Pode ser alugado durante algumas horas ou para uma pernoite.

Manga Café: É um café onde as pessoas podem ler mangas e acessar a Internet. Oferecem serviços adicionais como jogos, televisão, lanches, máquinas automáticas de bebidas e comidas, além de assentos confortáveis. O preço é bastante acessível cerca de 400 ienes por hora. Mas, você deve estar se perguntando por que colocar isso aqui? A maioria desses estabelecimentos fica aberto 24 horas, sem limites de horas e sem ter que fazer reservas. Amigo, na hora do aperto, se não encontrar nenhum lugar para passar a noite o manga café certamente irá te salvar!

Alojamento em um Templo: Uma outra opção bem diferente. O turista que tiver a curiosidade pode se hospedar em um alojamento localizado em templo budista. A estadia muitas vezes inclui duas refeições vegetarianas e a oportunidade de participar das orações da manhã e conhecer a rotina de quem vive ali.

Bem, o post ficou longo mais espero que possa sanar as principais dúvidas de quem está procurando um local para se hospedar no Japão.

Espero ter ajudado e se ainda tiver dúvidas mande um email para perdidanojapao@hotmail.com

Até a próxima semana,
Thais Fioruci



Links úteis:

Site do Booking: http://www.booking.com
Dicas de como se portar em um ryokan: http://www.japan-guide.com/e/e2029.html
Hotéis Cápsula: http://www.japan-guide.com/e/e2025_capsule_hotels.html

Aluguel de casas/apartamentos para temporada: https://www.airbnb.com.br


Referências: 



35 comentários:

  1. bom do motel é que na tem limite de pessoas!kkk tenho amigos que vão viajar pra campeonato e dorme de galera em saco de dormir!rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Sério? Para falar a verdade, nunca experimentei mas é sempre bom saber disso kkkk!

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  2. Valeu pelas dicas, vou viajar para o Japão em breve e estava com muitas dúvidas quanto aos tipos de acomodações. Continuem com as ótimas informações, vídeos e "matérias".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel!

      Fico feliz por ter ajudado! Se precisar de mais alguma informação, o email está no post!

      Boa viagem!
      Thais Fioruci

      Excluir
  3. Quando vou ao Japão, geralmente fico 5 semanas,então alugo uma quitinete (Leopalace) que inclui água,gás,energia elétrica,internet,tv a cabo,futon.Dentro da quitinete tem banheiro,chuveiro,máquina de lavar,ar-condicionado,fogão,geladeira,forninho,mesa com 2 cadeiras.Louças e talheres não estão inclusos,assim como cabides nem ferro de passar.Resolvo tudo na Daiso.Dependendo da localização, tem atendentes que falam português.Tem quartos do leopalace em todo Japão.Gasto em média na locação : 150 mil yen.Quanto mais no centro e próximo das estações de trem,são mais caros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iruka!

      Pensei em colocar o Leo Palace mas fiquei na dúvida. Como vc faz para reservar? Liga do Brasil para um telefone com atendimento em português. Sei que ligando daqui dá, mas do Brasil já não sei.

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
    2. Os primeiros contatos faço por e-mail mesmo e como tenho irmãs que moram no Japão, elas terminam o processo da locação e pagamento.

      Excluir
    3. Oie,

      obrigada por responder. Então, fiquei na dúvida se colocava pq não sei se alguém ai no Brasil conseguiria fazer esse processo todo sozinha. Bem, seu comentário já complementou e caso alguém necessite de informações, é só me mandar um email!

      Obrigada pela informação!

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  4. se eu fosse acho que gostaria de passar uma esperiencia de duas noites no templo xD ia ser tão legal *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      é uma experiência bem diferente mesmo!

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  5. Eu também utilizo o site booking! Mês passado eu queria um hotel apenas para passar 1 noite em Gotanda -Tokyo, a escolha foi o Route inn e pagamos cerca de 7 mil yen por um quarto para 2 pessoas. O hotel fica bem próximo ao consulado do Brasil em Tóquio! O custo beneficio foi ótimo já que ficaríamos o dia passeando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana!

      Faço exatamente como vc, afinal, só alugamos o quarto para dormir poucas horas e tomar um banho. O preço está ótimo mesmo e recomendo esses hotéis de negócios!

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  6. Olá!!

    São dicas realmente ótimas para aqueles que estão prestes a fazer a mala e não sabe onde passar a noite. O que, infelizmente não é meu caso e não será por alguns anos (a não ser que eu ganhe na Mega Sena).

    Realmente são várias opções e as confusões devem causar grandes frustrações em turistas desavisados. Taí uma coisa que eu nunca tinha me perguntado. Adoro seu blog por ser uma boa pedida para conhecer mais sobre o Japão através de alguém que vivencia a coisa.

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida!

      pensamento positivo Nat! Quem sabe vc não ganha na Mega da Virada! Ainda tem isso rs? Surpresas até mesmo para quem mora aqui ... minha primeira e única experiência em uma ryokan não foi das melhores kkkk Hoje dou risada mas no dia, tivemos que nos virar porque o chuveiro não esquentava, o tio da ryokan já tinha ido dormir e fazia um frio de 1 grau negativo!

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  7. Thais, estou aqui devorando( e adorando) o blog, poderia me ajudar?
    Estou indo em semana para o Japão e estou vendo os trechos que farei de trem para reservar assento no JR.
    Vou de Shinjuku para Hiroshima e há 2 opções de trem: shinjuku - shinagawa - hiroshima ou shinjuku- tokyo - hiroshima.
    Pelo que eu vi shinagawa é exclusivamente estação de trem e tokyo station é trem e metro.
    Ambas estão a cerca de 15 min de Shinjuku. Vou pegar o trem 8 e pouco da manhã e, apesar da maior frequência de metro entre shinjuku e tokyo station, estou achando que é melhor ir de trem de shinjuku até shinagawa pelo fato de esta última (acho eu) ser mais tranquila. Estou com medo de ficar perdida (no japão), perder o trem, essas coisas... Que acha?
    Se eu perder o trem, é só pegar o próximo em vagão sem reserva? É isso mesmo?
    Acho que vou mandar minha mala via "correios"pra não ficar muito atrapalhada.
    Obrigada!
    Georgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tokyo station eh a estacao central de onde sai os shinkansen (trem bala), deve ter trem que pula estacoes e vai mais rapido do que os "pingados", ja em shinagawa eu nao sei :)
      e depende do seu roteiro, por exemplo, tokyo station fica perto de ginza e mercado de peixe, shinjuku fica em shinjuku e perto de shibuya, entao depende onde for visitar.
      para ir para hiroshima eu acho que so nao pode o trem nozomi, resto ok (usando Rail Pass). Se voce vai viajar no golden week aconselho a reservar mesmo.
      http://www.japan-guide.com/e/e2018.html

      boa sorte :D

      Excluir
    2. Olá Geórgia!!!

      Obrigada pelo elogio! Espero msm que ele te ajude =)

      Vc vai para Hiroshima de Shinkansen (trem bala) né? Onde ficará hospedada? Se for de shinkansen, e vc perder o trem que estava reservado, poderá pegar outro, mas terá q ir em pé, e uma dica, ficar 4 horas em pé dentro do shinkansen, não é muito agradável rs! Se for uma mala grande, sim, é melhor despachar via takuybin ou Kuro Neko.

      Um ótimo site em inglês q pode te ajudar a ver rotas e horários de trem é o Jorudan, caso ainda não conheça.

      Se tiver mais dúvidas, pode mandar para perdidanojapao@hotmail.com

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
    3. Paula,

      obrigada pela informação. E sim, é melhor deixar reservado pq o Golden Week é uma loucura!

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
    4. Oi Thaís e Paula, obrigada! Vou ficar em Shinjuku. Estou pensando em enviar a mala (média) no dia anterior à minha viagem.
      Beijos

      Excluir
    5. Olá Georgia,

      Shinjuku é uma ótima opção pq tem acesso à várias estações. Sem problemas, em enviar a mala um dia antes.

      Beijos e boa viagem!
      Thais Fioruci

      Excluir
  8. Thais, cheguei nojapao, estou no dormitorio da minha escola,fica a dica para quem for ficar, pois ele eh MUITO sujo, cheio de gente da china, indonesia e etc que acho que nao deve ter tido aula de limpeza.. :P
    entao para quem procura dormitoria, tente nos lugares com menos pessoas dessas nacionalidades, preferencia por americanos, japoneses e etc.
    E ta friooooooo vi na previsao vai quase ser negativo esse fim de semana em Ueda. E as sakura ainda nao floresceram completamente aqui, quem quiser ver e ter um hanami no frio, acho que semana q vem ta previsto para estar quase completamente florescida as flores do parque do castelo de Ueda.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!!

      Nossa que legal! O que vc está achando? Putz, dormitório de faculdade é assim mesmo, ainda mais onde tem estrangeiros. Geralmente, quem vai para esse tipo de hospedagem, costuma perguntar quais os possíveis companheiros e de quais países vieram.

      Sério que tá frio? Aqui em Tokyo e região, tá calor já! Mas, Nagano é frio msm! Vc está prx de Matsumoto? Dá uma passadinha no castelo. É lindo! Bem, estarei por aqui se precisar de alguma coisa!

      Beijos e boa sorte!
      Thais Fioruci

      Excluir
  9. Pra se comunicar lá eles falam inglês haha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda,

      além do japonês, muitos hotéis também utilizam o inglês já que estão costumados a receber turistas.

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  10. Muito legal seu blog.
    Em abril do ano que vem, farei uma viagem de 21 dias ao Japão.
    Desde já, eu já venho pesquisando preços, até porque meu itinerário inclui o uma estadia num ryokan durante o Takayama matsuri, Kyoto em plena sakura blossom e um dia num templo em Kyosan.
    Takayama é o que mais me preocupa, pois seu festival é bem famoso e, consequir um ryokan por até uns $ 200, tá difícil.
    Até agora não encontrei nada, mas acho que é devido a antecedência exagerada da minha busca, pois falta 11 meses ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André!!!

      Que boa noticia! Sua busca não está exagerada. Se vc não está achando, talvez, já esteja tudo esgotado. Os japoneses reservam tudo com muitaaaaa antecedência, ainda mais qdo se trata de lugares turísticos. Em Kyoto msm, é uma luta para achar hotel.Procure e reserve o mais rápido possível! Já deu uma olhada pelo Booking?

      Boa sorte!
      Thais Fioruci

      Excluir
    2. Thais,
      eu também pretendo visitar o Japão de 2 a 25 de abril. Tenho hospedagem em Kobe na casa de uma amiga e pretendo ficar lá uns 12 dias, depois ir para Tokyo e visitar a disney com meus filhos de 4 e 7 anos. Será q dá pra fazer bate-e-volta até Kyoto ?

      Excluir
    3. Olá!!!

      Vc pretende depois ficar em Tokyo? E de Tokyo fazer bate e volta para Kyoto? Olha, depende do que vc quer visitar em Kyoto. É uma cidade grande com inúmeras atrações que ficam distantes entre um e outra. Se vc quiser visitar apenas alguns, e correr bastante, em um dia é possível.

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  11. Fissurei na ideia de me hospedar em um templo budista! O.o Quero fazer isso! Valeu pelo post! Adoro seu blog! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!!

      Muitos turistas estão vindo para cá para experimentar essa nova experiência! Deve ser bem diferente mesmo!

      Obrigada =)

      Abs
      Thais Fioruci

      Excluir
  12. aiiiii, to doido pra visitar o papao, mas queria saber se tem algum hotel que fale portugues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deved!

      Algum hotel que fale português ... difícil hein. Na maior parte deles, utilizam japonês e inglês apenas.

      At.
      Thais Fioruci

      Excluir
  13. Estive em Okinawa dia 22/10/2016 e fiquei num hotel cápsula. Dormitórios separados para homens e mulheres. A experiência foi positiva, apesar de não ter o que diz na internet, por ex. cozinha, banheiros próximos dos dormitórios, só um banheiro para mulher, e lobby. A diária foi 2.600 ienes, só valeu a pena por ser bem localizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Célia!

      Obrigada por compartilhar sua experiência conosco. Acredita que nunca fiquei em um hotel cápsula? Justamente pelo motivo de separar homens e mulheres =/

      Bjos
      Thais Fioruci

      Excluir