Image Map

sábado, 7 de novembro de 2015

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR AO JAPÃO?



Olá queridos leitores!

Comecei a escrever meu blog com o objetivo de contar minhas viagens e aventuras pelo Japão. Como ele está armazenado na rede mundial de computadores, turistas que estão com viagem marcada ao arquipélago, perdidos em muitas dúvidas, acabam encontrando-o. Assim, muitas perguntas chegam à minha caixa postal e acredito que o mínimo que posso fazer é tentar ajudá-los de alguma forma.

E um dos questionamentos que mais recebo é: Qual a melhor época para viajar ao Japão?

Bem, na minha opinião é durante as estações de primavera e outono e já vou explicar. Lembrando que as estações no Japão são bem definidas, então se é inverno, é inverno. Entendeu? Não tem aquele tempo maluco de São Paulo onde o inverno bate temperaturas de 35 graus. Isso, aqui, esquece!

Inverno (dezembro, janeiro e fevereiro)


 
Estação de esqui em Nagano


O inverno no Japão é rigoroso, claro que não se compara à uma Rússia da vida, mas prepare para o frio. No final de outubro, a temperatura já começa a cair e ventos gelados começam a tomar conta de nossas vidas. Posso dizer que nessa época do ano, o frio ainda é suportável. Parece o mês de julho em São Paulo.

As temperaturas em Tokyo marcam no máximo 12 graus em dezembro. Em Janeiro e fevereiro, os piores meses, despenca ainda mais e a máxima chega à 9/10 graus. Não acho muito viável viajar nesse período, pois o vento é muito gelado, sendo insuportável andar na rua por muito tempo. Estamos sempre procurando um lugar com ar quente para nos esquentar. 


Os japoneses aproveitam essa época para conferir as iluminações de inverno


Os dias são sempre bonitos e ensolarados, apesar de curtos (o sol nasce geralmente às 7h/8h e às 16 já começa a escurecer). Raramente neva em Tokyo (às vezes acontece de nevar dois dias no inicio de fevereiro), mas no nordeste japonês, bem como nas regiões montanhosas, a neve é abundante. Para quem deseja esquiar, existem muitas estações de esqui.

Com qual roupa eu vou? Traga tudo de inverno! Luvas, se possível de couro, cachecóis, gorros, calça para colocar por baixo, meias grossas, polainas, casacos pesados. Se não tiver tudo isso, não se preocupe, aqui poderá comprar à um preço bem acessível e melhor, peças que certamente suportarão o frio daqui. Uma peça que acho interessante, é uma espécie de “cinta” feito de lã que as mulheres vestem na cintura para o frio não passar entre a blusinha e a calça. Aqui, o pessoal da TV sempre alerta para proteger bem as regiões de “interligação” das peças, ou seja, proteger o tornozelo com meias ou polainas, pulsos com luvas, pescoço com cachecol e a cintura com essa cinta.

Dicas: - se você não tem um casaco pesado, pois nunca teve que enfrentar temperaturas baixas, não compre no Brasil. Os casacos aqui são bem mais baratos, bonitos e preparados para as temperaturas daqui.

- Traga roupas térmicas para evitar vestir milhões de roupas. Se não tiver, compre na Uniqlo à um precinho bem camarada.

- Tenha sempre um kairo à mão. Ele vai te salvar em muitas ocasiões. 


Primavera (março, abril e maio)


 
O famoso hanami

 
Ah .... depois de um inverno intenso, o vento gelado diminuí e as cores das flores começam a colorir a cidade. É quando o país mais recebe turistas, todos ávidos para verem as famosas sakuras. A paisagem fica incrivelmente linda! Os parques ficam lotados com os hanamis (quando os japoneses se reúnem para admirar as flores e comemorar o fim do inverno). A temperatura fica amena, no máximo de 23 graus.

Com qual roupa eu vou? Traga casacos leves, mas que suportem um friozinho, blusinhas manga longa e curta. 

Dicas: Traga uma boa câmera para registrar as sakuras e seja feliz =)


Verão (junho, julho e agosto)



Verão pede praia. Que tal conhecer Okinawa?



 
Todos os anos, em meados de maio e junho, acontece o chamado tsuyu, um período onde chove todos os dias e o clima fica bem úmido. Horrível e não indico! Mas, sabe o que é mais pior? Que isso indica que o verão (detestável por mim) está por chegar.

Meados de julho, as altas temperaturas e o ar úmido indicam que o verão chegou. Gente, não indico essa época. É horrível ... as temperaturas são altas, em Tokyo, marcam uns 36 graus mas a sensação térmica é de uns 45 graus. O ar é bem úmido, fazendo você suar o tempo inteiro. A sensação é de que você está em uma sauna seca, pois não existe vento. Também é quando acontece os matsuris, os famosos festivais enquanto os jovens vestem yukata. Agosto é o pior mês. Os dias são bem longos (o sol nasce lá pela 4h e se põe às 19h), perfeito para aproveitar bem o dia.

Com qual roupa eu vou? Traga roupas com tecidos leves porque até as peças de algodão do Brasil são quentes demais. Saias, vestidos, tops, chinelos e biquíni.


Dicas: - Você irá reparar que nessa época os japoneses sempre estarão carregando uma toalhinha. Nada melhor do que fazer como os locais e compre uma também. Ela servirá para enxugar o suor. Mas se prefere algo mais higiênico, nas farmácias, existem lenços umedecidos com aromas que além de refrescar deixa com um cheirinho de quem saiu do banho.

- O verão é tão intenso que nem os japoneses suportam. Então, visite uma farmácia e confira os inúmeros produtos que existem para refrescar o corpo.

- Ande sempre com leque (distribuem na rua gratuitamente, claro, sempre acompanhado de uma propaganda), sombrinha (aqui existem sombrinhas que protegem dos raios UVA/UVB), passe protetor solar, beba muita liquido principalmente Aquarius e Pocari que evitam a desidratação.  


Outono (setembro, outubro e novembro)


Parque em Tokyo durante o Outono

E finalmente chega a minha estação preferida, apesar dos tufões que costumam acontecer até meados de setembro. Em outubro, o calor já foi embora, deixando um clima agradável. Os termômetros chegam à 25 graus na capital japonesa. As árvores ganham as colorações do koyo e a paisagem fica incrivelmente exuberante.

Com que roupa eu vou? Traga um casaco mais grosso e alguns leves. Durante o dia, esquenta, mas de manhã e a noite esfria bastante.

Dicas: Essa é a melhor época para viajar no Japão. Aproveite e boas fotos!


Espero que minhas humildes dicas possa ser útil principalmente às mulheres. E não se esqueça, traga a mala vazia, pois com certeza ela voltará lotada!

E se ainda surgir alguma dúvida entre em contato por uma de nossas redes sociais:

Canal do Marido no Youtube: www.youtube.com/naterradosushi
Twitter Sakano: www.twitter.com/sakanosan
E-mail: perdidanojapao@hotmail.com


Beijos
Thais Fioruci








Referências:











37 comentários:

  1. Ótimas dicas. Taí uma coisa que eu nunca tinha pensado. Gostei bastante.
    Hum, eu gosto do frio mas sou friorenta, mas morro de vontade de ver neve. Deve ser tudo... não sei, nunca vi. rsrsrsrs
    Vou guardar esse post porque são dicas muito válidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nat!!!

      Fico muito feliz por ter gostado do post! A neve é linda mas como meu marido diz ... é linda nas montanhas pq na cidade é um caos!

      Bjos
      Thais Fioruci

      Excluir
  2. Oi, sabe em média quais os valores das roupas para inverno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo,

      um casaco de qualidade excelente ultrapassa a faixa de 10 mil ienes mas vc encontra boas opções por precos menores, principalmente se tiver prx da troca de estação como agr. Eu sugiro lojas como a Uniqlo e a GU.

      At.
      Thais Fioruci

      Excluir
  3. Dicas muito práticas e diretas, mas ainda fico em dúvida entre outono e primavera, pois são muito diferentes e especiais para nós que não temos as estações tão marcadas... Creio que vai ser a disponibilidade que vai definir isso! Obrigada e parabéns pelo post!

    Romana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Difícil msm definir! As sakuras são belas mas o problema que duram pouco tempo, cerca de uma semana. Fica complicado para turista acertar a data. Agr, as cores do outono impressionam.

      Obrigada vc por ler!
      Bjos
      Thais Fioruci

      Excluir
  4. Indica um bom hotel em Tókio? Levando em condideração custo e benefício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo!

      Escrevi um post sobre hotéis por aqui, dá uma olhada http://www.perdidanojapao.com/2014/04/hoteis-no-japao-dicas-basicas.html

      abs
      Thais Fioruci

      Excluir
  5. Olá Thais, estou chegando no japão agora 4 de outubro, estou em duvida do que levar na mala, qual a temperatura etc. Me ajude por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana,

      de manha e a noite faz friozinho típico de outono, a temperatura fica por volta de uns 17 graus. Durante o dia esquenta, e pode fazer uns 25 graus.

      Abs
      Thais Fioruci

      Excluir
  6. Olá!!!Se possível,gostaria de dicas de hotéis com preços acessíveis.Agredeço e aguardo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Leda!

    escrevi um post sobre hotéis no Japão. Confira em http://www.perdidanojapao.com/2014/04/hoteis-no-japao-dicas-basicas.html

    Abs
    Thais Fioruci

    ResponderExcluir
  8. Oi Thais,
    Tudo bem?

    Estou pensando em ir para o Japão ano que vem.
    Novembro é uma boa época? Qual seria uma época menos lotada? rs...quero conhecer a disney de lá e sei q é lotada, mas tem uma época melhor???

    Abs,
    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane!!!

      Tudo ótimo e vc?

      Novembro é uma boa época, apesar do frio. Japão é um destino sempre cheio, mas acredito que no alto inverno (janeiro e fevereiro) é uma época menos propicia para a visita. Enquanto às Disneys ... sempre estão cheias. É ter paciência e aproveitar.

      Abs,
      Thais Fioruci

      Excluir
    2. Olá Viviane,

      tudo bem e vc?

      Novembro é uma época boa, apesar do frio. Assim, o Japão é um destino muito procurado pelos turistas, mas acredito que no alto inverno (janeiro e fevereiro)seja uma época menos propicia para sua visita. Enquanto às Disneys ... sempre estão lotadas! É ter paciência e curtir!

      Abs
      Thais Fioruci

      Excluir
  9. Olá, estou indo para o Japão com minha filha que completará 15 anos e deseja muito conhecer este país.Só falamos o Português. Gostaríamos de ir sem o auxílio de operadoras de turismo, a fim de ficar mais a vontade.Teremos dificuldades falando apenas o português?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João!

      Acredito que sua filha fale um pouco de inglês. Não se preocupe ... os japoneses são muito pacientes, compreensíveis e sabem muito bem lidar com estrangeiros. Agr, se vc tiver uma internet ajuda muito. Acabei de postar um texto sobre dicas de aplicativos úteis para quem pretende visitar o Japão, confere lá.

      Boa viagem
      Thais Fioruci

      Excluir
  10. Oi Thaís! Meu sonho é conhecer o Japão!!! Descobri o seu blog e já estou lendo tudo hahahaha queria muito ir na época das sakuras mas tb fiquei bem curiosa sobre o que vc falou do outuno, por ser a época de mais cores... faço aniversário 29/nov e sempre comemoro viajando... vc acha que ir para o Japão na segunda quinzena de nov (ficando lá até começo de dezembro) seria uma boa? Ou é melhor em outubro mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sharlene!

      Acho que vc vindo em novembro é mais certo de pegar as cores do outono. Aqui na região de Tokyo, as folhas começam a mudar de cor nessa época msm. Para o norte começam um pouco antes. Mas como estamos falando de clima, nao podemos ter nada como 100% certo. O bom é que vc se livra do verão rs

      Abs
      Thais Fioruci

      Excluir
  11. Oi Thais.

    Vamos ver se você pode me ajudar... Vou para o Japão agora em maio. Até vi a precisão do tempo, mas estou meio em dúvida. Você poderia me dar umas dicas sobre as roupa para esta época? Eu vi que no post você fala de levar casaquinhos leves...

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Livia!!

      Maio já estará mais quente (graças a Deus rs), traga casacos leves pq de manhã e a noite faz um ventinho gelado, e um casacos (não aqueles pesadões para um inverno de 0 graus sabe).

      Abs e bem vinda!
      Thais Fioruci

      Excluir
  12. Parabéns pelo blog!! Irei em Maio 24 e volto dia 23 de junho, ainda estou montando o roteiro e seu blog está me ajudando demais!! Vc citou acima um período de chuvas entre maio e junho, será que nessas datas que irei corre o risco de pegar essa temporada de chuvas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Bem, não sei te dizer ao certo o período, pq sabe como clima é incerto. Mas, a temporada de chuvas costuma ser entre o final de junho até julho (pode antecipar ou atrasar, depende muito da previsão).

      Abs
      Thais Fioruci

      Excluir
  13. Olá Thais, minha mãe está viajando dia 20 de abril para Tóquio, porém ela está em dúvida em relação as roupas. Pensa em levar 3 calças jeans e calças leg mais tênis e uma bota de cano curto , 1 casaco e blusas leves, pois dizeram que a temperatura máxima chega á 23 graus. É isto mesmo? É primeira vez dela e está muito anisosa, espero que vc possa ajuda-lá. Parabéns pelo seu blog. Abraço Vinícius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius!

      Nossa ... sua mãe já deve estar por aqui. Desculpe a demora, mas a mala da sua mãe esta certinha! Espero que tenha dado tudo certo.

      Abs
      Thais Fioruci

      Excluir
  14. Boa noite Thaís, eu e meu filho vamos dia 19/07 e voltamos em 05/08. Qual tipo de roupa devemos levar? Ele tem 16 anos. Adorei seu post. Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana!

      Pode trazer roupas de verão pq as temperaturas já estarão bem altas. Blusinhas com tecidos bem leves, chinelos e traga apenas um casaco para garantir.

      Abs
      Thais Fioruci

      Excluir
  15. Olá olá 😍
    Sou muitoooo friorenta ,vou para o Japão do dia 9 ao dia 24 de Outubro , que roupa levar !????...
    Gostei muito do blog, beijinho

    ResponderExcluir
  16. Olá Cidália!

    Entendo sua preocupação.Em Outubro ainda não estará frio, mas as temperaturas são amenas. Pode trazer os casacos do Brasil (não muito pesados) e se sentir frio pode comprar algo por aqui.

    Abs
    Thais Fioruci

    ResponderExcluir
  17. Oi Thais
    Pretendo ir em janeiro pra Tóquio.
    É só o frio mesmo ( não tenho problema com isso) ou chove muito também ?
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio!

      Geralmente quase não chove em janeiro. Se chover, são dias isolados, mas nada que atrapalhe a viagem. Em junho/julho, por exemplo, chove todos os dias.

      Abs e boa viagem!
      Thais Fioruci

      Excluir
  18. Muito completo este site, amei!
    Mas fiquei na dúvida sobre as temperaturas, li em alguns sites que costuma chover mais em maio e em
    Julho não, mas vc disse que chove tds os dias em julho 😕 Chuva do tipo uma pancada por dia ou chove o dia inteiro?
    Quero ir em julho, única data que consigo conciliar férias com minha filha, mas chuva realmente desanima.
    Sobre a Disney, no App do TDR informa que comecinho de julho não é tão cheio, até pensei, como li que as ferias no Japão e na Coreia iniciam em meados de julho, pessoal deve aguardar até esse período pra ir mas agora tô em duvida ...
    Sobrevi a orlando em junho kkkkk receio de no Japão ser pior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mamá!

      Difícil analisar o tempo, não é msm? Esse ano por exemplo, a época de chuvas foi super rápida e estranha. Vamos lá, o tsuyu (época das chuvas), começa em meados de junho e vai até a metade de julho (pelo menos por aki em Tokyo). Em maio não ... fique tranquila. Em maio, ainda está começando a esquentar. Chove quase todos os dias. Tem dias que chove um pouco por um período, outros chove o dia todo sem parar. Mas, é certo que chove, entendeu? Ás vzs, tem dia que não chove, mas fica aquele tempo nublado, ameaçando chuva. O clima em si, fica super abafado e úmido. Vc pode tentar a sorte e vir mais para o final de julho, quem sabe o clima não seja favorável à vc?

      A Disney sempre é cheia, isso é fato. Muitos turistas da Asia, principalmente chineses lotam o parque. As férias por aqui começam em meados de julho, mas pode ser que esteja mais vazio (comparado ao normal), pq já é verão e o povo aqui quer praia e rio. Certamente nessa época do ano a Disney Sea é mais procurada, mas, nada assim, um caos, que vc não consiga enfrentar. Os japoneses, como deve saber, são bem organizados e educados. É só tomar uma boa dose de paciência e divirta-se =)

      Se precisar de mais alguma informação, é só chamar.

      Beijos
      Thais Fioruci

      Excluir
  19. Eu quero mora no Japão mais estava pensando pra um Japão em dezembro do próximo ano q vem, mais agora li tudo q vc escreveu no seu blog vou no final de março vc pode mim ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      dezembro faz bastante frio. Se puder escolher, melhor vir em março.

      Abs
      Thais Fioruci

      Excluir