Image Map

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

KANJI DO ANO 2017 E FELIZ ANO NOVO!


Olá leitor/a!

Como já expliquei nesse post, no Japão, desde 1995, no final de cada ano, é realizada uma votação nacional para escolher um kanji que melhor simboliza os meses que se passaram. O caractere vencedor é eleito pela Sociedade de Exame de Proficiência em Kanji (Zaidan Hojin Nihon Kanji Noryoku Kentei Kyokai) e anunciado em uma cerimônia solene no dia 12 de dezembro (Dia do Kanji) no Templo Kiyomizudera, em Kyoto.

Para chegar aos “principais concorrentes” é preciso repensar em todos os fatos marcantes que aconteceram no Japão e também no mundo. Esse evento é muito aguardado pelos japoneses que ficam apreensivos esperando o momento em que um monge budista utilizando a técnica shodo (um tipo de caligrafia japonesa) escreve o kanji vencedor.

Em 2016, por exemplo, o eleito foi o kanji kin () cujo significado é ouro, dinheiro. Foi escolhido em virtude da excelente participação japonesa nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. O país ganhou 41 medalhas no total, classificando-se em 6° lugar no ranking geral, subindo 5 posições em relação às Olimpíadas de Londres em 2012.

Agora, e nesse conturbado ano de 2017, alguém se arrisca dizer qual foi o grande eleito? Confesso que já imaginava que seria algo relacionado à essa questão.

Com 7.104 votos, o kanji escolhido para representar o ano de 2017 foi Kita () que significa norte. Obviamente, a principal justificativa dos eleitores foi a tensão que todos os residentes da ilha viveram nesse ano com as ameaças da Coréia do Norte. Em agosto, o estado norte coreano lançou dois misseis que atravessaram o estado de Hokkaido e acabaram caindo no mar. O sistema de segurança japonês chegou a emitir alertas nos alto falantes das cidades e celulares dos moradores próximo às áreas que seriam atingidas. Vi de perto o desespero de amigos meus que receberam o alerta pelo celular por volta das 06h da manhã. Nem sei o que faria ....


Imagem retirada do site mainichi.jp

Cada dia era divulgada na mídia mais e mais ameaças de lançamentos de misseis balísticos e um possível teste nuclear, deixando todos aflitos e causando pânico em redes sociais. Lendo tudo aquilo e óbvio, sabendo de um risco que era real, preparei uma pasta com dinheiro, principais documentos e assim como meu kit terremoto, deixei em um local de fácil acesso. Sei que não adiantaria muito, mas .... Outra providência que tomei foi cancelar a inscrição de todas as páginas de noticias e deixar de acessar o Facebook, pois esses meios estavam me deixando mais angustiada.

Mas enfim, voltando ao assunto, outros eleitores que também escolheram o kanji de “kita”, tiveram uma justificaram diferente. Muitos citaram o desaparecimento dos pacotes de batatas fritas nos supermercados e lojas de conveniência, devido ao estrago provocado pelos tufões na ilha de Hokkaido (região norte do país), principal produtora do produto no país. Assim que as indústrias publicaram que deixariam de produzir os “snacks” por falta de matéria-prima, muitos japoneses correram para estocar o produto, fazendo com que sumissem das prateleiras. Outro motivo foi a saída de Shohei Ohtani, jogador de beisebol, que defendia o time do Hokkaido Nippon Ham Fighters. 

Acho bem legal essa retrospectiva que os japoneses fazem do ano que passou. Desejo que no final de 2018 o kanji a ser escolhido tenha como principal justificativa algo positivo para o Japão e para o mundo.  

Bem, meu amigo leitor, quero agradecê-lo por me acompanhar esse ano e desejo que também acompanhe meu trabalho em 2018. Brincadeirinha ... estou te esperando aqui, mas desejo que você faça planos e que realize sonhos antigos.

Ah vai viajar em 2018? Que tal dar aquela forcinha para o blog Perdida no Japão e de quebra ganhar um super desconto no seu seguro viagem? Comprando seu seguro viagem conosco você ganha 35% NA CONTRATAÇÃO DO SEGURO VIAGEM ALLIANZ! Clique no banner que fica aqui ou lado ou clique aqui para saber mais informações. 


Feliz 2018!

Thais Fioruci


Referências:

Abraços, 
Thais Fioruci





2 comentários:

  1. Feliz ano novo Thais! Mais alegrias e objetivos sendo concretizados,saúde e mais postes legais ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina,

      estava sumidinha hein. O que tem feito de bom? Me conte as novidades! Um feliz ano novo, e que em 2018 vc consiga realizar todos os seus objetivos.

      Bjos
      Thais Fioruci

      Excluir